Entre em Contato!
Os filtros de barro podem ser equipados de forma a terem alimentação contínua de água. Eles foram inventados em São Paulo, no Brasil, uma ideia que chegou com italianos e portugueses. Portanto, o filtro de barro é uma criação genuinamente brasileira.
O funcionamento desse filtro é simples, porém muito eficiente. De maneira lenta, pela ação da gravidade, a água passa pelos poros do filtro de cerâmica, sendo filtrada, e então fica armazenada na parte inferior. Como os poros são pequenos e o processo é bem vagaroso, o filtro de barro consegue reter impurezas bem pequenas, desde bactérias e protozoários até compostos químicos como cloro, ferro e pesticidas. Esse tipo de poluente não é removido pelos outros tipos de filtros, pois eles acabam filtrando a água muito rapidamente. Alguns filtros de cerâmica podem ainda serem tratados com uma camada de prata, que previne que microrganismos e algas comecem a crescer no interior dos recipientes.
Os filtros de barro já foram testados por cientistas de várias universidades e sua eficácia foi comprovada por esses testes. É claro que a qualidade da cerâmica e dos outros materiais interferem nessa eficácia. Além da eficiência em filtrar a água, todos que têm um filtro desse em casa sabem que ela fica bem fresquinha, até 5ºC mais gelada que a temperatura externa. O filtro de cerâmica, no entanto, não é eficiente para remover partículas virais, pois essas são menores que o tamanho que os poros conseguem filtrar.
A eficácia do filtro de barro é tanta que, inclusive, ele é o mais recomendado em países que têm grandes problemas com doenças transmitidas pela água contaminada, principalmente diarreia em crianças, que frequentemente pode levar à morte. Nesses casos, além de ser um método fácil de ser usado, ele é muito mais barato e precisa de pouca manutenção.
Até água de esgoto ficou filtrada no filtro de barro. Veja o vídeo aqui.
Como sempre indico o uso do filtro de barro, resolvi incluir aqui como você prepara seu filtro para que ele seja mais autônomo:
instalar bóia embaixo na rosca da própria vela (filtro de cerâmica);
preferir vela (filtro de cerâmica) de prata coloidal;
instalar bóia na parte superior que pode ficar bem acima pela lateral ou mesmo na tampa e, ligar uma mangueira direto na distribuição de água.
Existem alguns locais que vendem essas peças. No Mercado livre você encontra, mas verifique sempre a reputação do vendedor.
Vejamos como é isso:
Filtro pronto
Modelo de velas
Modelo de bóia
Modelo de bóia superior
Bóia e adaptador
Bóia na tampa
Curva na tampa
Filtro em corte
Depois que você faz isso, a manutenção fica muito mais fácil. A limpeza externa é realizada normalmente e a interna pode ser realizada a cada 6 meses.